Documento de Concessão da Terra Indígena Mãe Maria

INTERVENTORIA FEDERAL

ATOS DO EXMO. SENHOR CEL. INTERVENTOR FEDERAL

Decreto-Lei N. 4.503 – DE 28 DE DEZEMBRO DE 1943

Concede, de modo definitivo, aos índios “Gaviões” um lote de terras devolutas do Estado, situado no Rio Tocantins, no município de Marabá.

O INTERVENTOR FEDERAL:

na conformidade do disposto no art. 6.º, n. V, do Decreto-lei n. 1.202, de 8 de abril de 1939, e Resolução de 5 de novembro do corrente ano, da Comissão de Estudos dos Negócios Estaduais e devidamente aprovado pelo exmo. sr. Presidente da República,

DECRETA:

Art. 1.º – São concedidos aos indios Gaviões no município de Marabá, o uso e gôzo de um lote de terras do Estado, com duas léguas de frente por quatro de fundo, e limitado: na frente, pelos travessões das propriedades demarcadas sob as designações Mãe Maria e Jacundá de Cima; dos lados, pelos igarapés Jacundá de Cima e Fleixeiras; nos fundos, por uma linha imaginária tirada entre êsses dois igarapés.

Art. 2.º – Êsse lote fica sujeito ao regime estabelecido pelo art. 154 da Constituição para as terras em que os índios já se achassem localizados em caráter permanente.

Art. 3.º – O Govêrno do Estado, para a perfeita execução dêste decreto, entrará em entendimento com o Serviço de Proteção ao índios e porá em prática as medidas que se tornarem necessárias.

Art. 4.º – Revogam-se as disposições em contrário.

O Secretário Geral do Estado assim o faça executar.

Palácio do Govêrno do Estado do Pará, 28 de dezembro de 1943.

Cel. JOAQUIM DE MAGALHÃES CARDOSO BARATA.

Interventor Federal

João Guilherme Lameira Bittencourt,

Secretário Geral

Versão em PDF

decretolei4503_28dez1943